Crédito: Andre Mourao/AGIF/COB |
Mulheres mostram força como treinadoras no futsal entre os homens
Rio Grande do Norte e Amapá são dirigidos por mulheres
O Colégio Meta fica em Macapá, capital do Amapá. A Escola Benvinda Nunes Teixeira, em Guamaré, cidade a 176km de Natal, no Rio Grande do Norte. As duas s participam do torneio masculino de futsal das Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012. E ambas tem uma coisa em comum: mulheres no comando técnico da equipe. Sônia Lúcia Soares, de 50 anos, e Naire Machado, de 35, treinam amapaenses e potiguares, respectivamente.
Sônia Lúcia está à frente do Colégio Meta há quase 10 anos. Ela comanda quase 150 crianças no projeto que coordena, na capital amapaense. Ex-treinadora de handebol, uma decepção com a federação local a fez mudar para o futsal. Hoje, ela não se vê fora do esporte e lamenta a falta de sorte da sua equipe na partida deste sábado, contra os baianos Colégio Integral, quando perderam por 4 a 2 nos pênaltis, após empatarem em 3 a 3 no tempo normal, pela Terceira Divisão, no Aecim Tocantins, neste sábado.
"Perdemos boas chances e infelizmente perdemos hoje. Ainda temos chance, já que goleamos o Princesa Isabel (RO) por 8 a 3 na sexta. Quero que minha equipe faça bonito aqui. Faltou sorte, já que dominamos todo o segundo tempo, mas quem não faz leva", admitiu a treinadora, que afirmou que seu grande sonho é ser campeã das Olimpíadas Escolares, e que não escondeu a lágrima nos olhos, quando afirmou que não consegue se imaginar sem o futsal.
Naire Machado dirige o time potiguar há quatro anos, mas vive o futsal desde a adolescência. São mais de vinte anos de bagagem no esporte, experiência que ela tenta passar para seus jogadores. Para ela, o mito de uma mulher treinar um time masculino é quebrado dia após dia, com muito trabalho e confiança.
"Você tem que conquistá-los e mostrar que uma mulher pode dirigir uma equipe masculina. Fui atleta de futsal e me interessei pelo esporte desde os tempos que cursava educação física na faculdade. Hoje a cidade investe na equipe e o trabalho vem dando resultado. Infelizmente, hoje não era nosso dia e saímos com a derrota diante dos pernambucanos, mas o saldo desses meninos é positivo", declara ela, lamentando a derrota neste sábado para a equipe da Escola Olavo Bilac por 3 a 2, no ginásio Aecim Tocantins, válido pela Primeira Divisão.
eu acho que o blog da benvinda deveria ser mais atualiza, falar mais sobre esportes por exemplo.
ResponderExcluir