Portfólio
GUAMARÉ, RN/2012.
ESCOLA MUNICIPAL BENVINDA
NUNES TEIXEIRA
RUA: NICOLAU VIERIA DE
MELO, Nº- 119- CENTRO-
GUAMARÉ,RN.
Fone: 084-
3525.2976.
DISCENTE: FRANCISCO CANINDÉ CÂMARA
DOCENTE: Ms.
FRANCINEIDE OLIVEIRA
GUAMARÉ,RN.
OUTUBRO/2012
SUMÁRIO
- Objetivo.....................................................................................................04
- Quem sou como Professor.......................................................................05
- Webquest...................................................................................................06
- Tecnologia na Escola................................................................................ 07
- Experiência de Navegar Livremente ( Hipertextos)................................ 08
- Conceito de Hipertextos............................................................................ 09
- Projeto em Ação...................................................................................... 10
- Conclusão.................................................................................................. 11
- Referencias Bibliográficas...........................................................................12
Objetivo
A intenção, é mostrar para toda
a comunidade escolar, que o
uso de diferentes
linguagens de mídia na escola,
pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e
de metodologias de trabalho, construindo novos padrões de
aquisições, para a construção de um conhecimento globalizado.
QUEM
SOU COMO PROFESSOR
E APRENDIZ ?
Sou Professor e um eterno aprendiz, porque necessito
de me aperfeiçoar
a cada dia
e a cada
momento, como aprendiz, procuro
sempre entender o
que devo fazer
para melhorar os
meus conhecimento e
poder contribuir como
professor e educador
para o meu
educando.
Um
cidadão pensante, capaz de repensar criticamente as
práticas pedagógicas de
atuação no seu campo de trabalho,
e propiciar a interação com alunos
e com outros
atores, que buscam,
igualmente novas compreensões
sobre o fazer
pedagógico.
WEBQUEST. ( INFORMÁTICA E PROJETOS
DE APRENDIZAGEM )
Ao analisar os
recursos pedagógicos disponibilizado pela WEBQUEST, orientado
pela WEB, constatei uma série de
opções pedagógicas, tanto para
educadores como para
educandos, e com muitas
opções de aprendizagem,
e grande oportunidade
de poder buscar
conhecimentos valiosos para a construção
do saber.
Websquest,
é uma enciclopédia virtual, que ajuda as pessoas de um modo geral, com informações precisas, para a construção de atividades que
envolve novas tecnologias
para busca do
conhecimento.
TECNOLOGIA NA
ESCOLA
A educação na
sociedade da informação,
deve ser um
fator que promova
a igualdade social,
além do desenvolvimento pessoal
e coletivo, um
direito básico adquirido
após anos de evolução, e não unicamente
um
produto mercadológico que os
grandes conglomerados digitais nos
fazem engolir. Nós professores, temos, além de tudo, o dever de tentar
mostrar aos nossos
alunos, que as novas
tecnologia, não devem agravar
as divergências sociais
existentes. Cabe questionarmos se
estamos preparados para
este caminho.
A
chegada dessas novas tecnologias às escolas, trás um ânimo novo ao processo educacional, inclusive para
alunos e professores.
“ O pensamento propriamente
dito, é gerado
pela motivação, isto é, por nossos desejos e necessidades, nossos interesses e emoções”. Vygotsky.
EXPERIENCIA DE NAVEGAR LIVRIMENTE (HIPERTEXTOS)
A ideia de Hipertexto,
não nasce com a internet, nem com a Web.
De acordo com Burk (2004) e Chartier (2002), as primeiras manifestações
hipertextuais, ocorreram nos séculos XVI e XVII, através de manuscritos e marginalia. Os primeiros
sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam
uma espécie de escrita coletiva. O segundo era anotações realizadas pelos leitores nas margens
das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linkado
do texto. Essas marginalias eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares
comuns, para que
pudessem ser consultados
por outros leitores.
O
sistema de hipertexto
mais conhecido atualmente
é a World Wede Web.
CONCEITO DE
HIPERTEXTO
Hipertexto, está relacionado à própria evolução
da tecnologia computacional, quando
a interação passa a interatividade, em que
o computador deixa de ser binário, rígido e
centralizador, para oferecer
ao usuário, interfaces
interativas. O termo
interativo, já
pertencia ao campo das artes, quando se
propunha intervenção do/com
apreciador, no entanto
o termo interatividade passa
a se associar
a sistema de informática,
por fazer um
contraponto à leitura/escrita das
metas narrativas.
PROJETO EM
AÇÃO.
“ESCOLA MUNICIPAL BENVINDA
NUNES TEIXEIRA”.
Acreditamos,
que dificuldades, todos
nós iremos encontrar,
pois toda mudança,
gera impacto, e
esses impactos faz
parte das mudanças,
o projeto executado na
Escola Municipal Benvinda
Nunes Teixeira,(Alfabetizando com
auxilio das TICs)
teve como foco alunos do
4º- ano (aceleração), no primeiro
momento foi evidente a empolgação dos
alunos com a
novidade do projeto, participaram ativamente
das aulas e os resultados logo começaram
a aparecer ( participação e
interação nas aulas, motivação e
aprendizado), foram alguns
dos bons frutos
colhidos com a
implantação desse projeto.
CONCLUSÃO
Ficou
notório,
que a inclusão das novas tecnologia na educação, é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento profissional
dos docentes, para poder levar
uma qualidade de educação privilegiadas e de qualidade para
todos, independentemente da
classe social em que se encontra.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
·
Guia do Cursista: Tecnologia na
Educação. Ensinando
e Aprendendo com as
TICs.- 2ª- Ed. 2010.
·
Web.
·
Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário