quarta-feira, 24 de outubro de 2012

PORTFÓLIO(PROF. CANINDÉ)


Portfólio








GUAMARÉ, RN/2012.


  

ESCOLA  MUNICIPAL  BENVINDA  NUNES  TEIXEIRA
RUA: NICOLAU  VIERIA  DE  MELO, Nº- 119-  CENTRO- GUAMARÉ,RN.
Fone: 084- 3525.2976.





DISCENTE: FRANCISCO  CANINDÉ   CÂMARA



DOCENTE: Ms. FRANCINEIDE  OLIVEIRA










GUAMARÉ,RN.
OUTUBRO/2012












SUMÁRIO



  • Objetivo.....................................................................................................04
  • Quem  sou  como  Professor.......................................................................05
  • Webquest...................................................................................................06
  • Tecnologia  na  Escola................................................................................ 07
  • Experiência  de  Navegar  Livremente ( Hipertextos)................................ 08
  • Conceito de  Hipertextos............................................................................ 09
  • Projeto  em  Ação...................................................................................... 10
  • Conclusão.................................................................................................. 11
  • Referencias  Bibliográficas...........................................................................12






  

Objetivo





         A intenção, é mostrar para toda a comunidade escolar,  que  o  uso  de  diferentes  linguagens  de mídia na escola, pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes  e  de  metodologias  de trabalho, construindo novos padrões de aquisições, para a construção de um conhecimento  globalizado.













                        QUEM  SOU  COMO  PROFESSOR  E  APRENDIZ ?








         Sou Professor e um eterno aprendiz,  porque  necessito  de  me  aperfeiçoar  a  cada  dia  e  a  cada  momento, como  aprendiz,  procuro  sempre  entender  o  que  devo  fazer  para  melhorar  os  meus  conhecimento  e  poder  contribuir  como  professor  e  educador  para  o  meu  educando.
            Um cidadão pensante, capaz de repensar  criticamente  as  práticas  pedagógicas  de  atuação  no seu campo de trabalho, e propiciar a interação  com  alunos  e  com  outros  atores,  que  buscam,  igualmente  novas  compreensões  sobre  o  fazer  pedagógico.








       WEBQUEST.  ( INFORMÁTICA  E  PROJETOS  DE  APRENDIZAGEM )









         Ao  analisar  os  recursos  pedagógicos  disponibilizado  pela  WEBQUEST,  orientado  pela  WEB, constatei uma série de opções pedagógicas,  tanto  para  educadores  como  para  educandos,  e com muitas opções  de  aprendizagem,  e  grande  oportunidade  de  poder  buscar  conhecimentos  valiosos  para  a  construção  do  saber.
            Websquest, é uma enciclopédia virtual, que ajuda as pessoas de um modo geral, com  informações  precisas, para a construção de atividades  que  envolve  novas  tecnologias  para  busca  do  conhecimento.






TECNOLOGIA  NA  ESCOLA







            A  educação  na  sociedade  da  informação,  deve  ser  um  fator  que  promova  a  igualdade  social,  além  do  desenvolvimento  pessoal  e  coletivo,  um  direito  básico  adquirido  após  anos de evolução, e não unicamente  um  produto  mercadológico que os grandes conglomerados  digitais  nos  fazem  engolir.  Nós professores, temos, além de  tudo, o dever de  tentar  mostrar  aos  nossos  alunos, que  as  novas  tecnologia, não  devem  agravar  as  divergências  sociais  existentes.  Cabe  questionarmos  se  estamos  preparados  para  este  caminho.
            A chegada dessas novas tecnologias às escolas, trás um ânimo novo ao processo  educacional,  inclusive  para  alunos  e  professores.

                   O  pensamento  propriamente  dito,  é  gerado  pela  motivação,  isto  é, por nossos desejos e necessidades, nossos interesses e emoções”.                                                                                                                                                                                                                              Vygotsky.                           




EXPERIENCIA DE NAVEGAR LIVRIMENTE (HIPERTEXTOS)






         A ideia de Hipertexto, não nasce com a internet, nem com a Web.  De acordo com Burk (2004) e Chartier (2002), as primeiras manifestações hipertextuais, ocorreram nos séculos XVI e XVII, através de  manuscritos  e  marginalia.   Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva.  O segundo era anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linkado do texto. Essas marginalias eram posteriormente transferidas para  cadernos de  lugares  comuns,  para  que  pudessem  ser  consultados  por  outros  leitores.
            O sistema  de  hipertexto  mais  conhecido  atualmente  é  a  World Wede Web.








CONCEITO  DE  HIPERTEXTO




         Hipertexto, está  relacionado  à  própria  evolução  da  tecnologia  computacional,  quando  a  interação passa a interatividade,  em  que o computador deixa de ser  binário, rígido  e  centralizador,  para  oferecer  ao  usuário,  interfaces  interativas.  O  termo  interativo, já  pertencia  ao  campo das artes, quando  se  propunha  intervenção  do/com  apreciador,  no  entanto  o  termo  interatividade  passa  a  se  associar  a  sistema de  informática,  por  fazer  um  contraponto  à  leitura/escrita  das  metas narrativas.








  
PROJETO  EM  AÇÃO.

“ESCOLA  MUNICIPAL  BENVINDA  NUNES  TEIXEIRA”.







            Acreditamos, que  dificuldades,  todos  nós  iremos  encontrar,  pois  toda  mudança,  gera  impacto,  e  esses  impactos  faz  parte  das  mudanças,  o  projeto executado  na  Escola  Municipal Benvinda Nunes  Teixeira,(Alfabetizando com auxilio das TICs) teve como foco  alunos  do  4º-  ano (aceleração),  no primeiro  momento  foi evidente a empolgação  dos  alunos  com  a  novidade  do projeto,  participaram  ativamente  das  aulas e os resultados logo  começaram  a  aparecer           ( participação  e  interação  nas  aulas, motivação  e  aprendizado),  foram  alguns  dos  bons  frutos  colhidos  com  a  implantação  desse  projeto.










CONCLUSÃO






            Ficou notório, que a inclusão das novas tecnologia na educação, é uma ferramenta  indispensável para o desenvolvimento  profissional  dos  docentes, para  poder levar  uma qualidade  de educação  privilegiadas e de qualidade  para  todos,  independentemente  da  classe  social  em que se  encontra.













REFERENCIAS  BIBLIOGRÁFICAS






·        Guia  do  Cursista: Tecnologia  na  Educação. Ensinando  e  Aprendendo  com  as TICs.-  2ª- Ed.  2010.
·        Web.
·        Wikipédia







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