sexta-feira, 21 de novembro de 2014

20 DE NOVEMBRO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA





Projeto Interdisciplinar 20 de novembro dia da Consciência negra


       Segundo a professora Mônica Lima e Sousa “a África está em nós, em nossa cultura, em nossa vida, independentemente de nossa origem pessoal”. Nossa identidade é constituída pela mistura de povos e raças. O estereótipo de raça pura não existe, somos uma nação heterogênea e é dever da escola oportunizar o maior contato possível dos alunos com os mais variados tipos de cultura que compõem as origens do povo brasileiro, como está previsto na lei 10.639/03 que tem por objetivo promover uma educação que reconhece e valoriza a diversidade.
Partindo desse pressuposto, a Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira realizou neste dia 20 de novembro, dia da Consciência negra, a culminância do projeto interdisciplinar África e Brasil: uma história de lutas e conquistas, desenvolvido pelo professor de história Canindé, a professora de língua portuguesa Manuella e a professora de artes Neidinha, com o objetivo de desconstruir visões estereotipadas sobre a história e a cultura dos povos africanos e afro-brasileiros, ressaltando a importância dos povos africanos na construção da nossa história. Pois, como nos afirma a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, “quando rejeitamos a história única, quando percebemos que nunca há apenas uma história sobre qualquer lugar, reconquistamos uma espécie de paraíso”. Foi justamente esse o grande objetivo almejado pelos professores, oportunizar aos alunos acesso as coisas boas do povo africano e não apenas as partes de humilhação e perseguição dos negros, como veem sempre sendo abordado nos livros didáticos, objetivando que os alunos se orgulhem de serem descendentes desse povo forte e batalhador.

Além da exposição dos trabalhos realizados dentro e fora do âmbito escolar, o evento contou com uma riquíssima parte cultural. Tivemos a participação do grupo de teatro e dança do Mais Educação, do grupo de dança do projeto Criança Petrobras e a participação do grupo Axé Capoeira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário